O Brasil precisa investir na região Nordeste se quiser ser um país sem desigualdades regionais. A afirmação é de Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que participou, nesta quinta-feira (21/3), do evento “Nordeste: uma nova fronteira do desenvolvimento do Brasil”, promovido pelo jornal O Globo.
“O PIB do Nordeste representa cerca de 14% do PIB do Brasil, mas tem 28.3% da população brasileira. Toda nossa estratégia é para reduzir essa desigualdade”, afirmou, acrescentando que, segundo previsões, o PIB per capita do Nordeste terá um crescimento nominal superior a 50% até 2030, crescendo mais que o do Brasil.
No evento, Câmara destacou as oportunidades de negócios e as vantagens competitivas da região.
“Nos últimos 20 anos o Nordeste se tornou a região que mais gera energia limpa no Brasil, tornando-se exportadora de energia elétrica. Essa é uma grande oportunidade para o futuro e essa é uma importante vantagem competitiva e queremos posicionar a região não só no cenário nacional, mas no cenário mundial”, afirmou, destacando ainda o crescimento do agronegócio e as exportações da soja e frutas.
“A região do MATOPIBA vem crescendo exponencialmente “, observou.
De acordo com Câmara, o Nordeste é a região com maior número de portos em condições de exportação.
“E embora haja necessidade de investimentos para modernização, esses portos são bem aparelhados e estão prontos para os desafios”, afirmou, acrescentando que os investimentos do governo federal previstos em infraestrutura repercutirão positivamente nas cadeias produtivas, redução de custos e geração de empregos na região.




